Procedimento Periodontia

A periodontia é uma especialidade odontológica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que afetam os tecidos de sustentação dos dentes, como a gengiva e o osso alveolar. A saúde periodontal é essencial para a manutenção dos dentes, pois esses tecidos são responsáveis por mantê-los firmemente ancorados na arcada dentária.

A doença periodontal é uma condição comum, caracterizada pela inflamação das gengivas e destruição gradual do osso que suporta os dentes. Se não tratada, pode levar à perda dos dentes. A prevenção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar complicações.

O periodontista é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar as doenças periodontais. Ele realiza procedimentos como raspagem e alisamento radicular, que visam remover o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, além de procedimentos cirúrgicos para correção de defeitos ósseos e reposicionamento gengival.

Além disso, a periodontia também desempenha um papel importante na estética do sorriso. Através de técnicas como enxertos gengivais e cirurgias plásticas periodontais, é possível corrigir problemas estéticos, como recessão gengival e sorriso gengival.

Manter uma boa saúde periodontal é essencial para a saúde bucal como um todo. Além de evitar a perda dos dentes, a periodontia está relacionada a diversos problemas de saúde geral, como doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, é importante realizar visitas regulares ao periodontista e manter uma boa higiene bucal, incluindo a escovação adequada e uso do fio dental.

periodontia periodontia Odontologia  periodontia clínica periodontia Odontologia em SP